Desde que comecei a levar a sério o blog a minha maior dificuldade foi organizar e publicar periodicamente um conteúdo bacana e de qualidade. Depois de começar a observar a blogesfera e começar a fazer meu estágio na área de Social Media e Inbound Marketing eu comecei a ter uma base maneira para organizar o conteúdo de forma que eu conseguisse cada vez mais seguidores e leitores. E hoje, com um pouquinho de experiência, venho passar umas dicas bacanas para você arrasar nos números do blog com teu conteúdo. Manja essa!

 

Delimite uma frequência de posts

Antes de tudo é super importante pensar na sua disponibilidade de fornecer conteúdo de qualidade para o leitor. Nesse momento você deve ser bem sincero consigo mesmo e se perguntar: quantos posts posso liberar por semana sem perder a qualidade e nem abrir mão de um tempo só para mim? Afinal, para crescer nesse universo de blogs, que já está super saturado, você tem que ter tempo de criar conteúdo valioso, que impacte as pessoas. E fazer isso de forma leve, não adianta você se matar de trabalhar para o blog e não ter um tempo para você. Lembre-se do ócio criativo.

Então, mesmo que você vá postar apenas uma vez por semana, faça aquele conteúdo ser o melhor e mais relevante que poderia ser escrito. Caso você fale de várias coisas, tente distribuir os temas ao longo do mês, para que nada fique deixado de lado.

 

Faça uma lista de pautas

Uma vez que tenha encontrado o número ideal de posts que você consegue fazer com qualidade está na hora de pensar nos temas. No jornalismo falamos de pautas quentes e pautas frias. Pautas quentes são relativas a tudo que está acontecendo no momento, que está gerando repercussão. Pautas frias dizem respeito a todo um universo de coisas que sempre está acontecendo ou que aconteceu, mas não está tão em voga no momento. Priorize no seu planejamento as pautas quentes, mas deixe preparado posts de emergência com pautas frias. Nunca se sabe quando algum imprevisto vai acontecer. E faça sua pesquisa, olhe em sites parecidos com o seu, com temas em comum. Como as tendências chegam primeiro no exterior, uma dica é procurar novidades em sites gringos, pesquisar nas hashtags (Instagram, Twitter e Facebook) o que está sendo comentado, etc.

Eu tenho muitas ideias de pautas quando estou na faculdade ou me locomovendo de um lugar para o outro. Por isso tenho um bloco de notas no celular (uso o Evernote), onde anoto tudo que penso que poderia ser bacana de postar. Quando chego em casa atualizo minha lista de pautas no Word. Caso você tenha mais de um assunto no blog lembre sempre de separá-los por subtítulos na sua lista.

Ah, mais uma diquinha, caso você tenha visto um link, foto ou informação sobre sua pauta, mas ainda não vai fazê-la, anexe na sua lista de pautas. Assim tudo fica organizado e com as fontes e informações prontas, demorando menos para fazer cada post.

 

Organizando tudo na Matriz de Conteúdo

Você já ouviu falar em Matriz de Conteúdo? Não?! Isso vai revolucionar o modo como você organiza as postagens do seu Facebook e redes sociais. Eu até pouco tempo desconhecia esse método também, mas conheci ele através do meu estágio em mídias sociais. Utilizamos para organizar o conteúdo das redes sociais do cliente, mas se aplica super bem ao conteúdo do blog e suas mídias.

Mesmo que você não poste muitas vezes no blog por semana, é importante que você poste com mais regularidade no Instagram e Fanpage. O ideal é postar pelo menos um dia sim, um dia não. Sendo excelente postar todos os dias. Elabore um conteúdo que seja de interesse do leitor, não somente venda o seu blog. Afinal, o século XXI é a era do conteúdo. Por isso, mescle seus posts com: dicas rápidas, motivação, reflexão, fotos autorais (fotos feitas por você mesmo faz uma SUPER diferença), vídeos curtos mostrando alguma rotina ou produto, dicas de produto, etc. Lembre-se sempre de quando fazer alguma citação ou pegar uma foto que não é sua de dar os créditos, viu?

Uma dica muito importante: padronize uma identidade visual para seus posts, caso não manje muito de design, um logo no cantinho já ajuda bastante. Isso vai ajudar a marca do seu blog ser reconhecida facilmente e ter um ar de profissionalismo perante outras marcas.

Eu faço minha matriz de conteúdo todo dia 25 do mês, capto todas as imagens e faço todas as artes previstas e já programo tudo para ser postado no melhor horário e na data certa. Todas as publicações do Insta eu replico no Facebook.

Vou disponibilizar para vocês a minha planilha como base. Editem o quanto quiserem e abusem da criatividade para criarem a de vocês de acordo com suas demandas.

ACESSE A MATRIZ DE CONTEÚDO AQUI

 

Sites e aplicativos que vão te ajudar a organizar e monitorar o conteúdo

  1. Facebook: no facebook tem a função de programar posts, portanto, use e abuse dela. Isso super ajuda porque permite que você programe para o melhor horário e não deixe de postar nada que está na sua matriz.
  2. Instamizer: um site super completo que permite que você programe seus posts no Instagram, acompanhe as métricas e te dá relatórios completos do seu público, publicações e melhores horários.
  3. UNUM: aplicativo para celular que ajuda na organização do feed no Instagram. Um feed hoje é tudo, melhora seu reconhecimento na blogesfera e no mercado, portanto use bastante ele. Caso queira saber mais sobre ele temos um post aqui no Abaca.
  4. Google Analytics: com as melhores e mais confiáveis métricas ela te dá todos os dados dos seus leitores, melhores horários, conteúdo que gera mais engajamento. Enfim, tudo. Para organizar o conteúdo sempre se baseie nas métricas de lá, no que está sendo mais visto e querido.

 

Bem, esse post é só um gostinho de um mundo de coisas que dá para fazer para organizar o blog. Esse é apenas meu jeitinho de tentar deixar tudo nos trinks! Gostou? Ajudou você com algo? Tem alguma dúvida ou algo a acrescentar? Diz aí nos comentários, bora conversar!

 

Author

22 Comments

    • Júlia Coelho Reply

      Ah, que ótimo, Danielle! Fico feliz que tenha ajudado hehe.

  1. Adorei o post, Julia! Essa parte de gestão, realmente, faz uma grande diferença! Eu já utilizo uma parte dessas dicas e ficarei ligada nas demais! Obrigada por compartilhar!! Um beijo!

    • Júlia Coelho Reply

      Obrigada, Thais! Fico super feliz que tenha ajudado de alguma forma. Bora fazer conteúdo de qualidade e compartilhar com a galera, né? Haha Obrigada por vir me prestigiar!

  2. Olá, tudo bem?
    Gostei muito do post e das dicas. Estou realmente precisando me organizar e já anotei suas dicas. Também estou fazendo um curso de analista de mídias sociais e seo e espero que me ajude bastante nesse meio e no meu meio profissional (sou publicitária). Muito obrigada lindona, adorei seu blog. Um beijo.

    • Júlia Coelho Reply

      Oi, Quézia! Tá joia? Fico super feliz que tenha gostado! Que curso você tá fazendo? Compartilha com a gente! hehe To fazendo publicidade e jornalismo, duas faculs tá sendo raaabo! Mas enfim, adorei teu blog também hehe, to visitando aqui!

  3. Que post maravilhoso e super bem explicado. Isso era tudo o que eu estava procurando e que encontrei :p Essas dicas estão bem detalhadas e para pessoas leigas como ajudou muito e com certeza irei aplicá-las.

    • Júlia Coelho Reply

      Ah, Thaís! Fico super felizona que esteja ajudando, po. Eu vou trazer mais conteúdo assim para o blog, tô aprendendo muito e aprendizado tem que ser compartilhado, né?

      PS: Olhei teu blog e ele é um xuxu, tá de parabéns!!

  4. Ameeei esse post! Achei super útil.
    Não conhecia essa Matriz de Conteúdo e confesso que sou bem desorganizada com o blog.
    Quando tinha mais tempo livre postava com mais frequencia e até conseguia programar os posts com uma semana de antecedência. Agora, com trabalho e facul, tá bem difícil postar e ainda assim ter tempo pra mim. Ou talvez ou só não saiba organizar meu horário mesmo. Mas esse post ajudou muito!
    Beijoos

    • Júlia Coelho Reply

      Ah, Kimberly, nunca é tarde para começar a organizar o conteúdo do blog, acredite!! A Matriz vai super te ajudar, viu? Fora o que já conversamos no face. Fico super feliz de ter ajudado! <3

  5. Post excelente!! Já sigo algumas das dicas, mas é sempre bom dar uma reforçada. Me assustei com a parte da Matriz de Conteúdo, pois eu meio que já fazia isso sem saber, na intuição mesmo…
    Gostei muito! Agregou valor!

    • Júlia Coelho Reply

      Ah que ótimo, Tamara!! A Matriz dá uma super ajuda para não só organizar o conteúdo, mas para monitorar e gerenciar! Fico super feliz que tenha gostado!!

  6. Oi Júlia, conheci seu blog através do grupo no face 🙂 Adorei este post, também trabalho com redes sociais e é sempre bom ler algo sobre isto. Já baixei sua matriz, nunca tinha ouvido falar. Traz mais dicas assimm 🙂 bjos, sucesso no blog!

    • Júlia Coelho Reply

      Oi, Rê! Primeiramente que blog mais maravilhoso é esse seu? APAIXONEI! Tá de parabéns. Já vi que você tem uma organização de conteúdo, né? O post só veio para agregar mais um pouquinho então. Abusa da Matriz, ela salva vidas! haha Fico feliz que tenha gostado e com certeza vou trazer mais conteúdos assim, viu? Obrigada pelo prestígio!

      • que amor, obrigada 😀 as vezes me falta tempo para dar uma atenção pra ele coitadinho hehehe mas passando meu tcc da faculdade eu vou conseguir focar nele o/\o hehe bjosss

    • Júlia Coelho Reply

      Espero que dê certo, Mari! Hehe Fico feliz que tenha gostado!

    • Júlia Coelho Reply

      Eu tô tentando manter um nível de organização na minha bagunça, sabe? Haha Mas é super difícil, eu sei!! Foco e determinação nessas horas.

  7. Pingback: Guia para conseguir parcerias: Parte 1 - Blog Abacaxi

Write A Comment