Bom, o sonho de toda blogueira/influenciadora digital é conseguir as famosas parcerias, “abrir os recebidos”, etc. Mas consegui-las pode ser um desafio para muitas. Nesse post eu vou explicar, como blogueira e como dona de empresa que faz parcerias com influenciadoras um pouco de como captar parceiros. Não é que eu esteja totalmente certa ou que tudo vá funcionar, mas são dicas que provavelmente vão te dar um norte de como fazer boas parcerias.

Faça uma análise do seu blog 

Antes de tudo, antes mesmo de pensar em parceiros você tem que fazer uma análise completa do seu blog. Tanto no quesito design e facilidade de navegação, como o próprio conteúdo. No primeiro quesito você pode pedir auxilio a amigas da área, pedindo para elas opinarem sobre como se dá a navegação dentro do blog, se as imagens carregam num bom tempo, assim como o layout, se a fonte da letra está legível, se o post fica melhor com o leia mais ou sem, enfim, todos esses aspectos. Depois você vai para o conteúdo propriamente dito, sua linguagem está bacana, sem erros de português e com uma leitura fluida e cativante? Se faça essas perguntas e peça a opinião das pessoas. Esses pontos são importantes antes de solicitar parceria.

É importante analisar as redes sociais e organização do conteúdo também, viu? Tem que ter um conteúdo periódico, que engaje os leitores e gere confiança. Um feed no Instagram bonito, uma página no facebook movimentada e com bastante envolvimento. Tudo isso é muito importante. Para saber como organizar isso tudo tem um post super bacana aqui.

Agora vamos para os números e estatísticas. Como está a saúde do teu blog? A saúde envolve o número de visualizações, engajamento, comentários, tanto no seu blog como nas redes sociais dele. Analise tudo isso. Seus leitores são fiéis? Retornam com frequência? Seu conteúdo gera repercussão? Isso são elementos que farão com que as empresas tenham mais interesse em fazer parceria com você. Então fique atento às estatísticas.

Faça uma planilha de possíveis parcerias

Eu sou a louca das planilhas, então sempre busco organizar conteúdo, estatísticas e tudo numa boa e velha planilha do Excel. E com as parcerias não seria diferente. Vou deixar disponível para vocês uma planilha de PROSPECÇÃO DE PARCERIAS. O que é isso? Nela você vai organizar as lojas que você quer fazer parceria, com informações sobre ela e se já mandou a proposta. Ela é ótima para fazer um controle de tudo. Então use e abuse dela!

 

LINK PARA BAIXAR PLANILHA

 

Pesquise sobre a marca e seus produtos/serviços 

Depois de fazer essa relação de marcas, gaste um tempo para pesquisar sobre a marca, sua missão, visão e valores. Como ela se relaciona com o cliente, e principalmente quem é o cliente. Ele bate com seu público alvo? Tem os mesmos interesses que as pessoas que acompanham o seu blog? Isso vai ser vital na hora de propor a parceria. Faça uma pesquisa também dos produtos, qual é o produto que mais te interessa, ou quais são, né? Deixe tudo anotadinho, para quando for mandar a proposta já mostrar seu interesse em certos produtos específicos (aqueles que mais tem a ver com você e com o perfil dos seus leitores, é claro). Essa etapa é importante porque vai te ajudar a ter um norte na hora de propor parceria, mostrando que você pesquisou sobre a marca e sabe exatamente o que quer.

Mas atenção: não é porque você sabe exatamente o que quer, que precisa mostrar apenas interesse, mostre que tem estima pela marca acima de tudo. Construa um relacionamento com ela.

Essa foi a primeira parte da série Guia Para Conseguir Parcerias, onde você vai aprender passo a passo de como conseguir parcerias. Quanto ao conteúdo de hoje, alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários, vou adorar ler e ajudar, se possível!

Author

6 Comments

  1. Olá, gostei bastante da proposta do post. Sou muito insegura em procurar parcerias ou algo do tipo. Sei o potencial que meu blog tem, mas não encontro o lugar certo para demonstrar isso… vou baixar a planilha e procurar me organizar…
    https://mycutebubble.wordpress.com/

    • Júlia Coelho Reply

      Oi, Letícia! Joia? Fico feliz que tenha gostado. Acredito que tudo é uma questão de organização. Eu tento me organizar para tudo sair de um jeitinho melhor e as coisas virem mais fáceis, sabe? Trabalha bastante seu blog e seu conteúdo que vai dar certo, viu? Foco e determinação!!

  2. Olarrrrrr,

    Estava precisando disso, eu sou meio desorganizada ainda com parceria e só agora foi ter um mídia kit digno!
    Obrigada pelo post.

    vidaemserie.com

    • Júlia Coelho Reply

      Oi, Kamylla! Joia? Fico feliz que tenha gostado! O meu mídia kit só conseguiu ficar pronto esses dias também, tô super feliz hehe

    • Júlia Coelho Reply

      Ai, que ótimo, Jennifer! Fico feliz que tenha gostado, já já sai o segundo post! hehe

Write A Comment