Oioi, galera! Tudo joia com vocês? Por aqui tá tudo bem. Hoje tem post especial em plena segunda com umas informações super importantes para você entender sobre tudo que estamos falando por aqui. Pois bem, você conhece todos os gêneros literários? Não? Então se liga nesse post!

Os gêneros literários a que nos referimos dizem respeito ao tipo de conteúdo que vai estar no livro, ou seja, da trama, narrativa, etc. Eles se dividem em não-ficção e ficção. E dentro dessa divisão existem outras tantas subdivisões. Vamos a elas!

Não-ficção

É uma narrativa que se baseia em fatos reais. Portanto, utiliza-se de informações verídicas, contando-as das mais variadas maneiras.

Biografia

Nesse gênero o autor escreve sobre a vida de uma pessoa ou de várias pessoas. Dentro dele também existe a autobiografia, na qual o autor conta sobre sua própria vida.

Ensaio

Gênero no qual o autor fala sobre determinado assunto específico de forma sucinta. Geralmente é em prosa e num tom especulativo, analítico ou interpretativo.

Memórias

Nesse gênero o autor conta sobre fatos que ocorreram na sua vida. Ele é diferente da biografia, uma vez que não se limita a contar a vida de alguém em particular, mas sim narrar suas memórias.

Ficção

São obras literárias baseadas em conteúdos trabalhados pela imaginação. Nela, algo é fingido, inventado ou imaginado.

Aventura

Nesse caso o protagonista vive em situações de perigo. Há a presença de várias viradas e de um herói ou anti-herói.

Chick-lit

Refere-se a “um gênero de ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa”. Comumente são associados ao Romance ou ao Young Adult.

Clássicos

Livros aclamados pela crítica. Podem se referir a antiguidade clássica ou não.

Clássicos contemporâneos

Livros escritos a partir do século XX e que são aclamados pela crítica.

Comédia

Gênero conhecido por provocar extremo humor pessoal. Nele, o ser humano é retratado de maneira comum, e detalhes simples do cotidiano, porém extremamente engraçados quando paramos para pensar, preenchem esse tipo de narrativa.

Contos de fada

Ou contos de maravilha, assemelham-se a contos ou fábulas. Geralmente possuem seres mágicos e são destinados (hoje não mais) para crianças.

Drama

Obra literária, caracterizada por possuir, seja na história do protagonista ou dos personagens secundários, sofrimentos e/ou tragédias. Os finais podem ser tanto tristes, como felizes.

Graphic Novel

Livro que conta uma história longa com o auxílio de ilustrações e quadrinhos.

História em Quadrinhos (HQ)

Obra literária onde ilustração acompanha texto pequeno de forma ordenada. Podem vir em formato de revistas, livros ou em partes de jornais e revistas. Ela pode ter continuação ou não (geralmente tem).

Lad-Lit

Alguns autores consideram esse gênero como subgênero dos chick-lits. O protagonista da trama é homem, e o livro pode ser escrito por um homem ou uma mulher.

Literatura fantástica

Gênero que aborda temas irreais e fantásticos como tema central da trama. O gênero possui diversos subgêneros.

 

  • Distopia

“Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma ‘utopia negativa’. As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, ‘caem as cortinas’, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.” 

  • Fantasia

“Gênero da ficção em que se usa geralmente fenômenos sobrenaturais, mágicos e outros como um elemento primário do enredo, tema ou configuração. Muitas obras dentro do gênero ocorrem em mundos imaginários onde há criaturas mágicas e itens mágicos”.

  • Ficção científica

“É um gênero da ficção especulativa, que normalmente lida com conceitos ficcionais e imaginativos, relacionados ao futuro, ciência e tecnologia, e seus impactos e/ou consequências em uma determinada sociedade ou em seus indivíduos, desenvolvido no século XIX. Conhecida também como a “literatura das ideias”, evita utilizar-se do sobrenatural, tema mais recorrente na Fantasia, baseando-se em fatos científicos e reais para compor enredos ficcionais”.

  • Sobrenatural

Inicialmente pensado para causa medo. Esse gênero, hoje, conta com a presença de seres sobrenaturais como vampiros, lobisomens, fantasmas, zumbis, etc, contudo não tem a presença do medo necessariamente.

 

 

New Adult

Gênero que conta a história de jovens que tem entre 18 e 25 anos. Algumas características sobre o conteúdo desses livros é: “histórias de vidas trágicas, descrição de cenas de tortura e abuso sexual, busca pelo autoconhecimento, libertação ou recomeço, personagens com problemas psicológicos em decorrência de traumas do passado, algum tipo de dependência (seja psicológica, seja química), personalidade mais agressiva ou antissocial, ambiente universitário, sublimação do amor, erotismo.

 

Realismo Mágico 

“Nesta vertente, o universo fantástico funde-se com a realidade. Elementos irreais ou bizarros são apresentados como corriqueiros e habituais. Ao contrário da fantasia, em que o fantástico busca uma explicação, o Realismo Mágico insere elementos inexistentes sem a menor explicação e de forma intuitiva”.

 

Romance 

Refere-se a uma história que contém conteúdo amoroso, seja entre o protagonista ou os personagens secundários. Dentro dele há uma série de subdivisões.

 

  • Romance Adulto

Trama que possui, em sua maioria, conteúdo erótico.

  • Romance Contemporâneo

Subgênero que conta uma história de amor que se passa atualmente.

  • Romance Cristão

História de amor que contém conteúdo religioso.

  • Romance Epistolar

Narrativa  em que o desenvolvimento da trama se dá por meio da troca de cartas, bilhetes, diários, emails, etc. O nome “epistolar” vem do latim epistoláris “relativo a carta, epístola”.

  • Romance de Época

História com conteúdo amoroso com ambientação histórica. Geralmente se passam em momentos históricos importantes, como guerras. Tende a ser muito descritivo, contando tudo sobre os costumes, construções e situações em geral.

  • Romance Policial

Subgênero que se caracteriza por possuir crime, investigação e revelação do malfeitor. Nele o foco é desvendar o mistério. Pode ou não ter romance (a maioria tem).

 

Sick-Lit

Contam histórias com bastante drama. Geralmente associados ao Young Adult e ao Drama, esse subgênero possui em seu conteúdo: doenças graves, depressão, angústia e suicídio.

 

Terror

Gênero cujo principal objetivo é causar medo, terror.

 

Thriller

“É um gênero da literatura, filmes, jogos eletrônicos e televisão que usa o suspense, tensão e excitação como principais elementos do gênero”.

 

  • Thriller Erótico

Há uma mistura de suspensa e erotismo.

  • Thriller Criminal

“O thriller criminal é uma mistura de filmes sobre crimes e o thriller, que mostra uma sequência de crimes bem-sucedidos e falhos, em que o protagonista trata de investigar os crimes, fazer sua detecção e descobrir quem são os criminosos e os seus motivos. Nesse gênero, geralmente se foca no criminoso e não no investigador/policial. Geralmente, se enfatiza a ação sobre os aspectos psicológicos dos personagens. Os temas mais comuns são serial killers, assassinatos, assaltos, perseguições e tiroteios”.

  • Thriller de Mistério

“No thriller de conspiração, os protagonistas costumam ser jornalistas ou investigadores amadores que, geralmente sem saber, “puxam um fio” e acabam por descobrir uma grande conspiração e a investigam até descobrir todos os segredos por trás dela, se tornando, assim, uma ameaça e alvo para os conspiradores. A complexidade de fatos históricos são muito utilizadas nesse gênero, onde se faz um jogo de moralidade, o vilão faz coisas ruins e os mocinhos tem que derrotá-lo. Algumas características desse gênero são pessoas com a vida colocada em risco pela conspiração  e as narrações feitas, como em suspenses policiais. Um fato comum nas mídias desse gênero é a frustração do personagem por não conseguir provas sobre a conspiração, já que os vilões sempre encobrem todos os fatos com rumores e mentiras”.

  • Thriller de Época

Dos mais variados conteúdos, esse thriller tem a característica de se passar num tempo antigo.

  • Thriller de Jurídico

Caracteriza-se por se passar no ambiente jurídico, dentro de um tribunal ou similar. Mostra os casos judiciais, seus conflitos e seus desfechos.

  • Thriller Médico

Nesse tipo de narrativa há dois tipos de situações. Uma quando a vida do médico corre risco. A outra é quando uma doença de “laboratório” se alastra pela população, contaminando uma grande quantidade de pessoas. Se tornando portanto, um problema de saúde pública.

  • Thriller Político

“O thriller político é um gênero que mostra os bastidores de uma disputa de poder política. Eles podem envolver cenários políticos nacionais ou internacionais. A corrupção política, o terrorismo e a guerra são temas comuns. Thrillers políticos podem ser baseados em fatos reais, como o assassinato de John F. Kennedy ou o escândalo de Watergate. De modo que há uma forte sobreposição com o thriller de conspiração”.

  • Thriller Psicológico

No thriller psicológico, os personagens não são dependentes da força física para superar seus inimigos (que é frequentemente o caso típico de thrillers de ação), mas dependem de suas capacidades mentais, seja pela inteligência lutando com um oponente formidável, ou por tentar se manter em perfeito estado psicológico.

Uma das características nesse gênero é que o escritor/roteirista busca descrever os eventos do ponto de vista do personagem, sendo assim, na maioria das vezes, narrados em primeira pessoa, ou seja, o próprio personagem é quem conta a história. Esse recurso é muito usado pois faz o leitor ficar mais envolvido com o personagem e ser capaz de entender como funciona sua mente. Outra característica desse tipo de thriller é que a narração volta muitas vezes no tempo, em que o personagem conta algo que aconteceu em seu passado, mais especificamente para justificar suas atuais motivações, ou mostrar como algo mudou sua percepção sobre seu passado/presente.

  • Thriller Romântico

Nesse subgênero há a existência de um mistério que está sendo investigado. No desenrolar da trama há um caso amoroso, que, geralmente está ligado ao mistério em questão.

  • Thriller Tecnológico

“O thriller tecnológico é um gênero que aborda geralmente assuntos ligados a ficção científica, suspense, espionagem, ação e guerra. Eles incluem uma quantidade desproporcional (em relação a outros gêneros) de detalhes técnicos sobre seu assunto (normalmente tecnologia militar); apenas a ficção científica tende a ter um nível comparável de detalhes no lado técnico. O funcionamento interno de tecnologias e os mecanismos de áreas distintas (espionagem, artes marciais, política) são exaustivamente explorados, e muitas vezes o enredo gira em torno das particularidades tecnológicas. A categoria de thriller tecnológico se confunde com o gênero de ficção científica em alguns pontos. As características que definem um thriller tecnológico são a ênfase no mundo real ou em tecnologias plausíveis em um futuro próximo, muitas vezes com um foco na ação militar ou político-militar”.

 

Young Adult

Gênero que conta a história de jovens que tem entre 13 e 18 anos. Algumas características sobre o conteúdo desses livros é: “conflitos com a família, traição entre amigos, dúvidas com relação ao futuro profissional, busca pelo primeiro amor, personagens com autoestima baixa e complexo de inferioridade, personalidade influenciável, excesso de dramatização dos acontecimentos, descoberta da sexualidade, ambiente escolar (geralmente com rixas entre populares e nerds, e prática de bullying)”.

Author

Write A Comment